Cuidadores

Cada pessoa com Parkinson é única, assim como cada cuidador.

Cuidando do cuidador de uma pessoa com Parkinson

Cada pessoa com Parkinson é única, assim como cada cuidador. Muitas pessoas não gostam do termo cuidador, pois não sentem que estão cuidando, mas lembre-se que cuidar não se limita a tarefas físicas, pode ser emocional ou espiritual. Os cuidadores não são apenas responsáveis por cuidar da pessoa com Parkinson, mas também realizam muitas atividades da vida diária, como criar os filhos, trabalhar, preparar alimentos, tarefas domésticas e, ao mesmo tempo, lidar com suas próprias atividades pessoais ou problemas de saúde. As dicas a seguir podem ajudá-lo no dia-a-dia:

perdoe-se por não ser perfeito

Cuidar de alguém com uma doença crônica significa que seu mundo ficará de cabeça para baixo. Sua rotina diária definitivamente mudará e você pode ter que fazer mudanças. Aceite sua própria humanidade, que você pode errar e não ser perfeito o tempo todo. Reconheça que você faz as coisas da melhor maneira possível!

Reconheça seu direito de se sentir emocionalmente instável

Reconheça suas emoções como raiva, ansiedade, culpa e tristeza. Valide suas emoções e encontre alguém que entenda ou possa ajudá-lo no processo. Determine seus limites. Todo mundo tem limites. Quais são os seus?

Com nosso guia você pode orientar a conversa com seu médico: