A importância de uma boa alimentação


Os efeitos colaterais do tratamento e os sintomas da própria doença de Parkinson podem interferir e dificultar a sua alimentação, por isso é fundamental adaptar a sua rotina alimentar com o objetivo de superar esses obstáculos. Uma boa alimentação não cura ou diminui a progressão da doença, porém, uma dieta saudável pode ajudar a melhorar a qualidade de vida  das pessoas com a condição e aliviar alguns sintomas comuns.


Mantenha uma alimentação balanceada e variada, que conta com alimentos como frutas, vegetais, carnes e cereais. Essa varidade irá ajudá-lo a obter energia, proteínas, vitaminas, minerais e fibras que você precisa para ter uma boa saúde. E não deixe de fazer nenhuma refeição durante o dia.

Temos algumas dicas que você pode usar como base para melhorar sua alimentação. Mas lembre-se que todas as orientações adequadas e adaptadas para o seu caso devem ser feitas por nutricionistas especializados, por isso converse com o seu médico para buscar uma indicação.

  1. Beba uma quantidade adequada de líquidos, mas evite bebidas ricas em cafeína e açúcar para não atrapalhar o sono;

  2. Grãos integrais são uma ótima escolha, pois eles contêm fibras que ajudam a controlar a constipação, glicemia, pressão arterial, colesterol e doenças cardíacas;

  3. Inclua frutas e legumes nas refeições, pois eles fornecem antioxidantes, minerais e vitaminas que nutrem e suportam os músculos, o sistema nervoso e os órgãos do corpo;

  4. Coma alimentos ricos em cálcio, pois ajudam a manter os ossos fortes e prevenir fraturas;

  5. Coma pequenas porções de alimentos com proteína para manter o sistema muscular saudável;

  6. Evite uma grande quantidade de alimentos que contêm excesso de calorias (como industrializados, com muito açúcar ou sal), para não ganhar muito peso, o que pode dificultar os movimentos.

Agora aproveite todas essas dicas e compartilhe com seu cuidador e familiares para que a próxima ida ao supermercado seja pensando em um cardápio ideal.

E para complementar a sua dieta e melhorar ainda mais o seu dia a dia, não deixe de praticar atividades físicas também. Os músculos tonificados e saudáveis ajudam a manter o equilíbrio e a força!

Fontes: http://www.parkinson.org.br/firefox/index.html http://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/parkinsons-disease/basics/lifestyle-home-remedies/con-20028488 http://www.parkinson.org/understanding-parkinsons/living-well/nutrition

6 views