Distúrbios do sono podem indicar futuras doenças cerebrais


Uma nova pesquisa se baseou em identificar as relações entre distúrbios do sono e as doenças neurodegenerativas, incluindo a doença de Parkinson. O Dr. John Peever, da Universidade de Toronto, explicou como sua equipe descobriu que o movimento rápido dos olhos (conhecido como REM*) enquanto você está dormindo pode ser um indicador de futuras doenças neurológicas.


Esta nova investigação se enfocou em analisar os neurônios específicos do cérebro que são ativados durante o sono REM. Ao atingir este, eles identificaram uma relação entre o mau funcionamento das células com o risco neurodegenerativos das pessoas no futuro. As pessoas cujos neurônios não são bem ativados durante o sono, não tem paralisia em seus membros, uma das características do REM.

“Descobrimos que 80% das pessoas que sofrem de distúrbios no REM, eventualmente, desenvolvem doenças neurais, como Parkinson,” diz o Dr. Peever no artigo publicado na revista da Associação Americana do Sono. Embora, é claro, ainda falte muita pesquisa antes de comprovar essa idéia, o “diagnósticos do REM poderiam ajudar a fornecer ações preventivas para manter os pacientes saudáveis muito antes de desenvolver a doença”.

*REM – do inglês Rapid Eye Movement (“movimento rápido dos olhos”).

Fontes: https://sleepfoundation.org/sleep-disorders-problems/rem-behavior-disorder

2 views