Falando sobre o Parkinson no trabalho


O caminho de cada pessoa diagnosticada com Parkinson é único. Alguns recebem a notícia e conseguem absorver tranquilamente, enquanto outros sentem mais dificuldade. Esse comportamento é o mesmo quando chega o momento de falar sobre o assunto no trabalho.


A decisão sobre se, quando e como falar sobre a doença com o chefe e colegas de trabalho também é muito particular, principalmente por você não sentir obrigação de compartilhar detalhes pessoais neste ambiente. Muitas pessoas guardam o segredo por se preocuparem com a convivência no ambiente de trabalho e o desenvolvimento de sua carreira. Além disso, devido a desinformação, os pacientes não querem precisar explicar para os seus colegas sobre os sintomas motores e não-motores da doença que podem, potencialmente, afetar o trabalho deles.

Porém, pode ser extremamente benéfico não precisar guardar isso só para você. Algumas dicas podem ajudar você que está pensando em compartilhar o seu diagnóstico de Parkinson no local de trabalho.

Dica #1: Obtenha os fatos sobre a doença

Conhecimento é poder – quanto mais você entende sobre o Parkinson, mais você pode ajudar os outros a entenderem também.

Dica #2: Decida quando falar

Avalie seus sintomas, a progressão do seu tratamento e os prazos e horários relacionados com as suas atividades profissionais.

Dica #3: Faça um plano de comunicação que reflita a cultura do seu local de trabalho

Faça uma lista de todo mundo para quem você vai contar, por ordem de quando você vai contar. Use como base a personalidade de cada um e como eles vão reagir a notícia. Pense no local apropriado e não deixe que a conversa se estenda por muito tempo, se você estiver se sentindo desconfortável.

Dica #4: Desenvolva sua narrativa

Sua conversa não precisa ser técnica e mecânica e deve refletir a sua personalidade.

  1. • Explique sobre o seu diagnóstico;

  2. • Descreva seus sintomas atuais;

  3. • Explique como – se for o caso – essa informação impactará seu trabalho e de seus colegas;

  4. • Mostre como eles podem contribuir para ajudar você.

Dica #5: Prepare seu corpo para responder positivamente

  1. • Relaxe e respire fundo para remover a tensão;

  2. • Mostre que você está confiante e que sua postura não vai mudar;

  3. • Seja positivo e uniforme;

  4. • Mantenha um bom contato visual.

Dica #6: Avalie a reação das pessoas

Dê um tempo para que seus colegas absorvam a notícia, pois muitos podem ser pegos de surpresa. Avalie a reação deles e tente descobrir se ainda há algo que não ficou claro.

Lembre-se que esse é apenas o primeiro passo para falar sobre o assunto. O Parkinson não te define você e você pode estar no controle de como e quando conversar sobre a doença.

Fontes: https://www.michaeljfox.org/files/100915_MJFF_WORKPLACE.pdf

0 views

Recent Posts

See All