Tratamento com DBS para Tremor Essencial


O tremor essencial pode ter um grande impacto na vida e nas atividades diárias. Os sintomas podem progredir e tornar difícil as atividades rotineiras, como trabalhar, cuidar de si mesmo e fazer o que gosta.


O tratamento geralmente é iniciado com medicamentos, porém, em muitos pacientes, o tratamento medicamentoso não é eficaz e pode causar efeitos colaterais, como sonolência, tontura ou dificuldade de raciocínio.

Tratamento com Estimulação Cerebral Profunda (DBS)

Há pelo menos 30 anos, a terapia de Estimulação Cerebral Profunda vem sendo aprimorada tecnologicamente para que possa ser utilizada em diversas indicações. Hoje é usada no tratamento de distúrbios de movimento, como o tremor essencial, Parkinson e distonia.

Um pequeno neuroestimulador, semelhante a um marca-passo cardíaco, é colocado cirurgicamente sob a região do tórax ou abdômen. Esse dispositivo envia sinais elétricos, por meio de extensões, até os eletrodos previamente posicionados em uma região específica do cérebro que controla os movimentos. Esses sinais elétricos “bloqueiam” algumas das mensagens cerebrais que causam os sintomas associados ao tremor.

Como a DBS pode ajudar?

A terapia é indicada para o tratamento do tremor que afeta a região superior do corpo, como braços e mãos. A estimulação ajuda a controlar os tremores que ocorrem quando a pessoa se move ou quando está parada. O controle adequado dos sintomas ajuda os pacientes à retomarem atividades importantes, como trabalhar e cuidar da família. Além disso, permite recuperar o convívio social, participar de reuniões entre amigos, festas, casamentos, entre outros.

Qual o melhor momento para a terapia DBS?

A terapia pode ser considerada para o tratamento de tremor essencial quando o medicamento não for mais eficaz e os sintomas começarem a impedir a realização de atividades diárias.

Quando o tremor começa a impedir que o paciente realize tarefas costumeiras, ele se torna um tremor incapacitante. Dessa forma, é muito importante que cada paciente analise como o sintoma está afetando o seu dia a dia. Pergunte a si mesmo:

• Os seus dias tem se tornado mais difíceis do que anteriormente? • O que você não consegue mais fazer por causa do tremor? • Você evita certas situações, devido ao tremor? • Você se preocupa em perder a capacidade de realizar suas tarefas sozinho e depender de outras pessoas? • Você tem estado em casa por mais tempo do que gostaria? • A sua família está sendo afetada?

Fale com seu médico sobre a terapia

Quando você estiver pronto para iniciar uma conversa sobre a DBS, procure um neurologista especializado em distúrbios de movimento. Um especialista nessa área tem conhecimentos aprofundados em todas as doenças que afetam os movimentos.

Se você quiser ajuda para encontrar um neurologista especializado na sua região, preencha o nosso formulário para entrarmos em contato com você: http://parkinsoneeu.com/recupere-sua-vida/. E continue aprendendo mais sobre o Parkinson aqui no nosso blog, na nossa página do Facebook e no nosso canal no YouTube.

Fonte: http://www.essentialtremor.org/

0 views